segunda-feira, 3 de maio de 2010

Sabedoria de bisavó...

Tenho uma crença muito forte de que as respostas para as coisas mais complexas, são simples.
Parece complexo entender como a minha bisavó chegou aos quase 101 anos.
Ano passado quando ela fez 100 anos teve até matéria no Jornal do Almoço, com direito a ver o Lasier Martins quase chorando (sem choque).



Mas conversando com a Vó Nita, ouvi ela dizer as principais coisas que ela fez pra chegar a essa idade é não carregar os dias que passaram. Ela vive olhando pra frente e não carrega o peso dos dias que se foram. Realmente é uma resposta simples e só de ouvir isso dá pra imaginar a leveza dela como pessoa.

(na foto aí em cima estou passeando com ela, na praça Getúlio Vargas, em Alegrete)


É de uma sabedoria ímpar pensar assim. Além disso, tarefa difícil pra mais de metro. Minha bisa é o bixo. Quem conhece ela se apavora com a energia dela.
Mas é simples de entender: naquela disposição não tem nada se arrastando com ela que faça parte do passado. Nenhum rancor, nenhuma revolta: aprendizado que só o tempo a deu.

Aprendizado aliás, que a filha dela (minha avó) também me deu outro dia.
Ela estava falando com uma tia minha e dizendo que o Rodolfo estava mudando de empresa, que agora iria trabalhar numa empresa dele e que eu mexia com essas coisas de computadores.

Aí tive que me meter:
- Vó, na verdade não é que eu trabalhe com computador. Eu trabalho com marketing e publicidade, essas coisas.
- Mas então eu não entendo. Outro dia te ouvi dizendo que não conseguiu trabalhar porque estava sem luz...
- Pois é! Que que eu vô te dizê...

Sabedoria de avó...

Nenhum comentário:

Postar um comentário