quinta-feira, 3 de abril de 2014

UMA DICA VALIOSA


As campanhas eleitorais nem começaram e o debate nas redes sociais já está acalorado. Extremamente baixo e miserável, mas fervilhante. Porém, é possível identificar claramente alguns aspectos. Entre xingamentos e injúrias, conseguimos identificar superficialmente posicionamentos de esquerda, de direita (mesmo que alguns não saibam o que essa dicotomia realmente significa) e uma massa de espectadores que evitam a reflexão sempre que possível.

Boa parte dos militantes dessa direita, que hoje é oposição, está cometendo um pecado que o Lula já cometeu e deveriam ter aprendido com ele. Por duas vezes, suas tentativas fracassaram, mas quando finalmente conseguiu vencer, houve uma mudança de comportamento importante: ele virou o “Lulinha paz e amor”. Lembram?

O ex-presidente tinha um comportamento extremamente agressivo, que passava uma imagem carrancuda. Seus militantes também se comportavam dessa forma, em passeatas ferozes. É assim que tenho pelo menos na memória. Até que então tudo mudou e o barbudo que sempre gritava com o dedo em riste, dando milhares de adjetivos para seus oponentes, mudou de barbeiro, a cor da gravata, o tom da voz, o discurso, a escolha das palavras e se elegeu. Não que isso seja a fórmula do sucesso, mas contribuiu.

Hoje, boa parte dos militantes de direita faz o que o Lula fazia nas suas eleições que fracassou: gritam, xingam e esbravejam aos quatro ventos tudo o que está sendo feito de errado para eles. Não aprenderam nada com o “Lulinha paz e amor”. Cada coluna do Constantino e do Azevedo serve apenas para inflar alguns ativistas de hashtag e compartilhar ferozmente as brilhantes conclusões, como:

- Esses comunistas defendem os criminosos!
- A ditadura foi ruim, mas pior teria sido um golpe comunista!
- O negócio é fazermos justiça com as próprias mãos, mata todo mundo...
- Mas esse bolsa-família é pra pobre vagabundo que não quer trabalhar!
- Fora Corja! CorruPTos! Fora Dilma! Canalhas!

Me arrisco a dizer que isso não vai funcionar. Afasta as pessoas. Tem muita gente indignada com a corrupção realmente, mas fazer um levante contra aqueles que votaram no PT vai afrontá-los e não convencê-los a mudar de ideia nas próximas eleições. Eles já foram maioria e dizer a eles que foram burros não é uma abordagem muito amigável.

Sabemos que a história do PT não se resume ao mensalão, nem a do PSDB se resume ao trensalão. Resumir o debate a isso é miserável. Aliás, a Miriam Leitão já falou sobre isso (leia aqui). Quem entra nessa não está ajudando em nada. Inclusive eventualmente cometo esse pecado, quando volta e meia me pego xingando o Bolsonaro e vejo que a única coisa que consigo é irritar quem apoia o colega do Tiririca.

Precisamos atentar ao fato de que essa troca de ofensas só contribui para uma guerra pela conquista do poder, que é o que realmente está em jogo. O bem das pessoas, da gente, dos nossos filhos e familiares é outra coisa, que não está na pauta de quem nos governa ou quer governar. Triste mas é verdade. Por isso, desconfie de quem tem tanto interesse em tirar alguém do poder, sem propor nada. Se continuarem dizendo que a solução de tudo é tirar o PT do poder, sinto informar, mas as pessoas precisam de mais soluções do que essa, do contrário eles vão continuar lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário