sábado, 20 de fevereiro de 2010

Guri de Apartamento

Volta e meia ouvimos esta expressão "Guri de Apartamento". Aliás, expressão que ouvimos só por aqui no Rio Grande do Sul, acredito eu.
Vou iniciar a descrever neste blógue, situações que classifico como de um Guri de Apartamento.

Antes de mais nada, acredito que seja importante delimitar o seguinte: alguém pode ter morado a vida inteira num apartamento e não ser um guri de apartamento.

Mas bom, vamos a primeira delas, que pra mim é determinante:

1. Um Guri de Apartamento NUNCA tirou um tampão do dedo do pé jogando futebol de pés descalços. Isso porque ele nunca jogou futebol sem um tênis apropriado ao referido esporte. Significa dizer que ele NUNCA saiu de casa com a bagaceirada da rua quando guri, sem a  mãe passar a mão na cabeça dele e dizer: "Agora vais pra piscina"; ou "vai pra tua aula de inglês". Se ele quisesse jogar futebol tinha hora marcada e local pré-determinado. Colocar dois chinelos marcando as goleiras e chamar o vizinho da rua do lado, que jogava mal, mas participava porque tinha a bola, é algo que ele nunca fez. Tinha que saber com quem jogaria e quem seria o goleiro, quais eram os times, se teria colete ou camisetas pra dividir os times. Jogar no formato com camisa contra os sem camisa, fere a autoestima dele, esta fora de cogitação. Na beira da praia com vento e com goleirinhas de montinhos de areia e roupas, nem na imaginação.

Se conheces alguém assim, quando ouvires essa expressão, batata...

É a primera de várias definições que inclusive todos poderão contribuir comigo.
Qual o objetivo? Sei lá...
Mas vamos combinar que criar essas coisas são esclarecedoras para a vida das pessoas.
Principalmente para a vida daquelas pessoas, que sempre ouviram isso e nunca entenderam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário